Unus Mundus. Vídeo, 43” loop, junho 2020

Jacqueline Belotti e Ricky Livi

 

O vídeo ‘Unus Mundus: Quanto tempo você tem?’, 43” loop, junho 2020,  Surge de uma parceria entre Jacqueline Belotti e Ricky Livi. O isolamento imposto pela quarentena nos inspirou refletir sobre a passagem do tempo. A visita diária de um beija flor trouxe o sonho de um novo unus mundus possível. Nele, a experiência nômade do voo nos tornou desejantes por leveza, movimento e deslocamento em territórios sem fronteiras.

Jacqueline Belotti

 

Quanto tempo você tem?

O beija flor sabe seu tempo, como se o tempo e o espaço estivessem a seu dispor. Nossa quarentena não tem influência alguma na sua liberdade de voar em qualquer direção. E você? Como este momento afeta sua percepção do tempo? Como a restrição de liberdade afeta sua felicidade?
Ricky Livi
Lāmō jīvana
लामो जीवन

MarDoRio

Somos água, somos mar, somos Rio. Vivemos o cotidiano como as ondas, alguns dias calmos e serenos, outros agitados e nervosos. O tempo passa fluindo em nossas vidas e, iludidos por suposta falta de tempo, deixamos de perceber que o futuro não deve ser mais valioso que o presente e que a onda que passou pode ensinar como ultrapassar a próxima. (Ricky Livi)

MarDoRio

Jacqueline Belotti e Ricky Livi. Vídeo, 3’ loop, junho 2020

Elisa, cuidadora de idosos e sambista, inspirou a homenagem a ‘Hélio Oiticica + H2O’ – uma proposição para exposição virtual da galeria Zagut, agosto\setembro, 2020.

Impedida de voltar para casa em Minas Gerais por conta da pandemia, Elisa passa os dias a documentar o mar de uma vista privilegiada. Logo ela que conheceu o mar já adulta, torna-se capaz de diferenciar as cores do céu e da água, o movimento das ondas e dos ventos. E ainda, testemunha a batalha dos enclausurados loucos por um mergulho, a burlar a orientação sanitária e policial na quarentena.  

Para a edição do vídeo MarDoRio selecionamos pequenos trechos desse diário visual e suprimimos sua fala. Contudo, o relato verbal de Elisa segue no arquivo de voz: ‘o mar maravilhoso de Elisa’ em mp3. Quase sempre iniciam assim: ‘Hoje o mar está Maravilhoso…, etc. e tal’. (Jacqueline Belotti)